Antigamente, pessoas que ficavam uma vida inteira em uma mesma empresa eram bem vistas por todos, sinônimo de sucesso era sempre exercer a mesma função, de preferência em uma mesma organização. Fazer tudo sempre igual, no maior estilo Tempos Modernos (o filme do Chaplin, lembra?), era o sonho de todo colaborador.
Atualmente, é praticamente impossível continuar com esse pensamento. Afinal, o mercado de trabalho muda o tempo todo e, quem não se atualiza nem adquire conhecimentos, acaba sem garantias de continuar no mesmo emprego. Nem sempre conseguimos trabalhar no que gostamos, mas, cada vez mais, somos motivados a buscar nossos objetivos e sonhos.
Para saber como mudar de profissão, independente de cargo ou idade, veja algumas dicas no artigo a seguir. Vamos lá?
Identifique os motivos reais da transição de carreira
Com papel e caneta em mãos, procure identificar as reais motivações para você mudar de carreira. Geralmente, não gostamos de tudo no trabalho que fazemos, mas sempre existem tarefas prazerosas que compensam a pior parte.
No entanto, se você não se vê motivado nem para levantar de manhã e ir trabalhar, esse pode ser um sinal de alerta. Faça uma lista do que você gosta e não gosta do seu trabalho e reflita: se os contras forem maiores do que os prós, com certeza há algo errado.
Converse com pessoas de sua confiança
Independente de sua área de atuação, sempre busque por pessoas de sua confiança para saber se deve ou não trocar de carreira. Não é questão de deixar os outros cuidarem da sua vida, é simplesmente ouvir conselhos de pessoas em quem você confia.
Pessoas de sua confiança, sejam amigos ou familiares, são pessoas especiais e que, principalmente, te conhecem bem. Elas podem apontar habilidades e competências presentes em você que podem auxiliar nessa nova carreira. Ou o inverso, desde que você esteja disposto a ouvir.
Pesquise seriamente sobre a nova área
Faça uma pesquisa aprofundada sobre a sua nova carreira. Não se limite a procurar na internet, seja curioso, vá a campo, conheça profissionais da área e pergunte a eles sobre a sua nova profissão. Corra pela sua mudança, movimente-se para perseguir seus sonhos.
Pesquise também cursos superiores e ramificações da carreira, como ela é vista no mercado, perspectivas de início imediato e muito mais. Mas pense na realidade hoje. A nova carreira se encaixa ao seu cotidiano ou você teria que se adaptar a ele? Pense nisso antes de tomar a sua decisão.
Faça um planejamento financeiro
Antes de mudar de carreira, tenha em mente que, ao sair do seu atual emprego, com toda a certeza você vai ganhar menos do que antes quando se reingressar no mercado. Outro ponto a ser considerado é separar um dinheiro para cursos de especialização e demais investimentos.
Uma reserva financeira também é essencial. Sempre considere que você vai ficar um tempo parado, com estudos, pesquisas e, é claro, ofertas de emprego com valor abaixo do que você ganhava. Por isso, faça um planejamento financeiro e garanta sua sobrevivência pelo menos por alguns meses.
Consulte novas formações acadêmicas
Na transição de carreira, é preciso ter conhecimento sobre a nova área que deseja seguir. E nada melhor do que fazer um novo curso superior, caso a sua nova carreira esteja em outra área de formação. Se estiver na mesma, um bom curso de especialização, mestrado ou doutorado podem ser a solução.
Congressos, palestras, workshops e aulas online também são ótimas formas de adquirir conhecimento na área. Já a experiência vem com o tempo e a prática. Busque fazer exercícios e começar a trabalhar na nova carreira o quanto antes. Mesmo que ganhe pouco ou até mesmo nada.
Planeje seu tempo
Estudar e trabalhar não é tarefa fácil. Por isso, faça cronogramas de estudo e trabalho para se dedicar a sua nova carreira sem prejuízos financeiros. Sabe aquelas grades de horário dos tempos de escola? Então, faça igual, mas para sua transição de carreira.
Isso lembra também preparação para concursos, certo? E, na maioria das vezes, prestar concurso público também é uma transição de carreira. Você almeja um salário, um cargo, uma vida melhor. Isso exige dedicação e decisão. Isso exige coragem para mudar de área e de perspectiva.
Atualize seu currículo
Não precisa apagar tudo, independente da sua área de atuação. Foque nas suas habilidades e competências da sua antiga profissão que também se encaixam nessa nova carreira. Empatia, bom para trabalhar em equipe e flexibilidade são alguns requisitos essenciais em qualquer profissão.
Coloque também os novos cursos e aprendizagens. Pense como se fosse um currículo renovado, não novo, mas sim, melhorado. Você vai colocar duas partes profissionais de você em um mesmo documento, um antes e depois, para impressionar seus futuros empregadores.
Faça freelancers
Continua inseguro em relação à nova carreira? Faça trabalhos freelancers ou voluntários! Lembra do conhecimento aliado à experiência? Então, ele também entra aqui. Cadastre-se em uma plataforma de freelancers que atuam em sua nova carreira. Comece aos poucos, com trabalhos menores e menos complicados.
Quando for ganhando confiança, arrisque-se em tarefas mais elaboradas. Além de conseguir mais experiência, você começa a criar o seu portfólio, para conseguir clientes, reconhecimento e, dessa forma, seguir cada vez mais na sua transição de carreira.
Como você viu, a decisão de mudar de carreira pode ser mais angustiante do que o processo. Afinal, depois que você decide a sua transição de carreira, é correr atrás de aprendizados, estudos, experiências.
Relembrando o filme do primeiro parágrafo, o operário, de tanto fazer sempre a mesma tarefa, automatizando a produção, acabou ficando louco. Isso também acontece com a gente. Se estamos insatisfeitos com algo, enquanto não mudamos, enlouquecemos.
Por isso, nosso senso de aventura sempre nos faz querer mudar. Seja de profissão, de relacionamento, de cidade. Logo, a transição de carreira, mais do que uma aventura, é uma necessidade. Riscos calculados não geram arrependimentos mais à frente. Vamos começar a nos arriscar a partir de hoje? Mas sem colocar em risco a nossa vida!
Continua insatisfeito com o seu emprego e quer saber como começar a transição de carreira? Agende um meet e tire todas as suas dúvidas!