Advocacy Marketing: porque é tão importante ter defensores da sua marca

Branding-Advocacy

Defesa da marca são as ações realizadas por pessoas que amam sua marca e apoiam sua empresa, promovendo seus produtos e serviços para potenciais clientes.

 

“A melhor propaganda é feita por seus clientes satisfeitos” Philip Kotler

 

Que o ‘marketing boca a boca’ sempre foi uma das formas mais efetivas de divulgar um produto ou serviço, isso é consenso entre os profissionais de Marketing.

 

Mas o grande desafio hoje é:

como criar estratégias que motivem os clientes a falar positivamente sobre as marcas que gostam?

 

Para isso existe o Advocacy Marketing, ou estratégia de defesa da marca.

 

Com o poder da Internet ao alcance das mãos e o avanço das tecnologias emergentes, que mudaram a maneira como sua empresa se torna reconhecida no mercado, transformar clientes em fãs da sua marca pode ser um bom negócio.

É por isso que a defesa da marca vem se tornado um aspecto fundamental para a estratégia das organizações.

Para entender por que isso é importante para sua empresa, é preciso abordar o que é a defesa da marca e definir alguns elementos-chave.

Afinal, o que é o Advocacy Marketing

Advocacy Marketing  é a estratégia de identificar, engajar e mobilizar seus clientes, parceiros e colaboradores para que esses se tornem defensores da marca, incentivando-os  a compartilharem suas experiências positivas com a marca, transmitindo mais credibilidade.

 

Pois uma das razões pelas quais é importante fazer com que as pessoas promovam sua marca, é que os leads tendem a confiar nas recomendações e no conteúdo gerado de forma orgânica por quem já é cliente ou usuário do seu negócio.

 

O termo  Advocacy Marketing ou Marketing de Defensores vem daqueles clientes altamente satisfeitos com uma marca, que compartilham conteúdo nas redes sociais, recomendam aos seus amigos, fornecem feedback, indicam seus produtos, produzem reviews e avaliações positivas, ou seja, são os verdadeiros embaixadores da sua marca.

A defesa da marca é baseada em um conceito simples e bastante antigo: a propaganda boca a boca.

A diferença hoje está no alcance e na velocidade que a mensagem se multiplica pelos canais de comunicação da empresa. Se antes as recomendações eram feitas de um para um, hoje é feita de muitos para muitos.

 

Quem  pode se transformar em defensor da sua marca:

 

  • Seus funcionários têm mais conhecimento sobre seus produtos e serviços e, portanto, podem ser os melhores defensores de sua marca.

  • Parcerias e programas de afiliados também podem ser uma ótima fonte para ampliar a base de clientes.

  • Investir no marketing de influência pode ajudar a obter mais visibilidade e gerar mais vendas. 

  • Muitos clientes em potencial buscam as avaliações dos que já são clientes da marca.

Por que investir no Advocacy Marketing é importante?

 

Diversos estudos e pesquisas comprovam a importância do Advocate Marketing no cenário atual:

88% das pessoas confiam em avaliações on-line escritas por outros consumidores

92% dos consumidores confiam em recomendações de amigos e familiares sobre produtos e serviços

Comunicação feita de pessoa para pessoas gera 2x mais vendas do que a mídia paga

 

Principais benefícios do Advocacy Marketing

 

Crescimento nas suas Vendas

Impulsionamento do alcance da sua marca

Fortalecimento da sua presença digital

Engajamento dos clientes

Aumenta a retenção do cliente

Obtenção de feedback rápido

Para implantar a estratégia de Advocacy Marketing, bem como outras estratégias de marketing no seu negócio, a Meethub te conecta  aos melhores especialistas em Marketing e Vendas.

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