Defesa da marca são as ações realizadas por pessoas que amam sua marca e apoiam sua empresa, promovendo seus produtos e serviços para potenciais clientes.
“A melhor propaganda é feita por seus clientes satisfeitos” Philip Kotler
Que o ‘marketing boca a boca’ sempre foi uma das formas mais efetivas de divulgar um produto ou serviço, isso é consenso entre os profissionais de Marketing.
Mas o grande desafio hoje é:
como criar estratégias que motivem os clientes a falar positivamente sobre as marcas que gostam?
Para isso existe o Advocacy Marketing, ou estratégia de defesa da marca.
Com o poder da Internet ao alcance das mãos e o avanço das tecnologias emergentes, que mudaram a maneira como sua empresa se torna reconhecida no mercado, transformar clientes em fãs da sua marca pode ser um bom negócio.
É por isso que a defesa da marca vem se tornado um aspecto fundamental para a estratégia das organizações.
Para entender por que isso é importante para sua empresa, é preciso abordar o que é a defesa da marca e definir alguns elementos-chave.
Afinal, o que é o Advocacy Marketing
Advocacy Marketing é a estratégia de identificar, engajar e mobilizar seus clientes, parceiros e colaboradores para que esses se tornem defensores da marca, incentivando-os a compartilharem suas experiências positivas com a marca, transmitindo mais credibilidade.
Pois uma das razões pelas quais é importante fazer com que as pessoas promovam sua marca, é que os leads tendem a confiar nas recomendações e no conteúdo gerado de forma orgânica por quem já é cliente ou usuário do seu negócio.
O termo Advocacy Marketing ou Marketing de Defensores vem daqueles clientes altamente satisfeitos com uma marca, que compartilham conteúdo nas redes sociais, recomendam aos seus amigos, fornecem feedback, indicam seus produtos, produzem reviews e avaliações positivas, ou seja, são os verdadeiros embaixadores da sua marca.
A defesa da marca é baseada em um conceito simples e bastante antigo: a propaganda boca a boca.
A diferença hoje está no alcance e na velocidade que a mensagem se multiplica pelos canais de comunicação da empresa. Se antes as recomendações eram feitas de um para um, hoje é feita de muitos para muitos.
Quem pode se transformar em defensor da sua marca:
Seus funcionários têm mais conhecimento sobre seus produtos e serviços e, portanto, podem ser os melhores defensores de sua marca.
Parcerias e programas de afiliados também podem ser uma ótima fonte para ampliar a base de clientes.
Investir no marketing de influência pode ajudar a obter mais visibilidade e gerar mais vendas.
Muitos clientes em potencial buscam as avaliações dos que já são clientes da marca.