Como se tornar um Influenciador Digital

Muitas profissões estão em alta mas agora, em um mundo obrigatoriamente mais virtual, uma se destaca mais do que as demais: a de influenciador digital. Alguns ingressam nesse mercado pelo status, outros para pagar as contas e, muitos, para repassar seu conhecimento.

No entanto, para começar uma vida de influenciador digital não é só pegar uma câmera bacana e sair por aí gravando vídeos. Como todo grande projeto, deve ter um planejamento bem feito, com objetivos e metas bem definidos.

Veja as nossas dicas a seguir:

1- Fale sobre o que você conhece

Essa dica pode parecer um pouco óbvia. Afinal, como você vai falar sobre algo que não sabe? Acredite, muitos influenciadores digitais terminam suas carreiras antes mesmo de começar por deslizes assim. 

Hobbies, habilidades, qualidades e até mesmo defeitos. Sobre qual assunto você se considera especialista? Antes de começar, mesmo que você saiba muito sobre o assunto, pesquise mais, descubra novidades, pense em conteúdos ricos e de qualidade para encantar e engajar o seu público.

2- Saiba quem é o seu público

Epa, acabamos de falar em público, mas você o conhece? Para ser um influenciador de qualidade, além do assunto, você deve saber para quem ele vai ser apresentado. Não só para organizar o conteúdo mas, principalmente, definir os canais de divulgação.

Por exemplo, você vai falar de bordados. Ok, vai ser para idosas, homens jovens, meninas pré-adolescentes? Qual o seu nicho? Vai apenas falar sobre os bordados dos outros? Vai ensinar passo a passo de riscos e pontos? Antes mesmo de pensar no canal mais correto para o seu conteúdo, você deve responder às perguntas básicas, que são: 

  • O que eu vou falar?
  • Para quem eu vou falar?
  • Por que eu vou falar?
  • Onde eu vou falar?
  • Quando eu vou falar?

Nossa, mas isso parece um briefing! E é! O briefing do seu projeto como influenciador digital. Vamos agora falar de canais. Seu público está no Instagram, Youtube, Facebook? Onde você vai encontrá-lo? Muitas vezes, isso pode parecer irrelevante, mas é essencial para que seu público o encontre.

Voltando ao exemplo dos bordados, vamos pensar em questão de nicho. Meninas pré-adolescentes podem ser encontradas no Instagram. Homens jovens, no Youtube. E as mulheres idosas? Pense bem, as antigas vovós que só ficavam em frente às televisões de tubo também se modernizaram! Pode ser que você as encontre no Instagram, Youtube e muitos outros canais, como o Pinterest!

3- Acompanhe as novidades do mercado

Sabe a pesquisa que falamos para você fazer? Então, ela não é só de conhecimentos. Também é uma pesquisa de mercado. Procure tendências, novidades, tecnologias que possam ser úteis para o seu conteúdo. É isso que difere um conteúdo rico dos demais.

Ebooks, por exemplo, podem estar em seu site, mas eles acrescentam algo ao seu público? Voltemos ao exemplo do bordado. Fazer um ebook de riscos e pontos seria interessante? Ou vídeos sobre tendências e ideias para criar novos bordados, por exemplo, mesclando a técnica de aquarela? Ao conhecer o seu público, você sabe até o quê e onde buscar para agregar conhecimentos.

4- Faça cursos de capacitação

Você pode saber muito sobre um determinado assunto, mas com certeza você não sabe tudo. Por isso, invista em estudos e aulas online, para aumentar o seu conhecimento sobre o assunto discutido. Também acompanhe conteúdos de outros influenciadores digitais. Além de conhecer a concorrência, você também aprende com eles.

Mas atenção! Aprender é diferente de copiar. Caso vá abordar algo semelhante a algum outro influenciador digital, dê os créditos. Outra ideia muito boa é fazer parcerias. Una-se a alguns influenciadores digitais e promovam cursos online ou lives de aulas liberadas para o público. Isso não só gera engajamento como auxilia em reconhecimento digital.

5- Confira os resultados e as métricas

Muitos influenciadores digitais se embolam nessa parte. Por isso, vamos ajudar. Seguidores e curtidas são importantes. No entanto, somente eles não alavancam um canal no Youtube ou um perfil no Instagram. Para isso, você tem que observar as métricas e como seu conteúdo gera engajamento.

Seus seguidores compartilham e comentam seu conteúdo? Marcam os amigos? É isso que as marcas querem, ou seja, vender para pessoas que interagem com influenciadores digitais. Para conseguir patrocinadores ou pagamentos pelo seu conteúdo, você tem que mostrar que consegue influenciar as pessoas e, é claro, vender os produtos de seus patrocinadores.

6- Seja um grande influenciador digital

Mais do que aparecer nas redes sociais, ser influenciador digital é uma nova forma de vender. Quando as pessoas compram o que você usa e compartilham com os amigos, isso mostra que você é um grande influenciador digital.

Voltando ao bordado, quando você elogia as qualidades de linhas e bastidores, as marcas que vendem esses produtos podem enviar novidades e ideias para você, se perceberem que as pessoas te seguem nas redes sociais e nas recomendações de compras. Essa é a grande ideia para investir em uma carreira de influenciador digital. Mas, como já dissemos, você tem que saber do que está falando.

Diante desse cenário, ser um influenciador digital não é difícil. Mas você deve trabalhar com o que você ama. Quando você gosta do que faz e, consequentemente, entende do assunto que fala, as pessoas reconhecem isso e começam a te seguir nas redes sociais e indicá-lo aos amigos.

Quando você começa um novo emprego, por exemplo, ou vai entrevistar alguém para uma vaga, geralmente é pedido uma referência, certo? Então, ao ser um influenciador digital, sua referência serão seus seguidores e, os vídeos, seu próprio portfólio. Por isso, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a sua pesquisa e se torne um influenciador digital de sucesso!

Gostou das dicas? Quer saber mais? Agende um meet e tire todas as suas dúvidas com nossos especialistas!

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