Segunda-feira, o relógio toca e você não tem a menor vontade de trabalhar? Muitas vezes, ter um emprego chato é desmotivador até mesmo para sair da cama. No entanto, as contas não param de chegar e, em tempos de pandemia, quem tem um trabalho fixo busca mantê-lo a qualquer custo. Mas ainda assim, não desista de buscar seu propósito na vida profissional!
Falar é fácil, mas realizar é mais complicado. Como encontrar objetivos na vida profissional, se nem motivação para sair da cama você tem? Comece por mudar seus hábitos. Acorde cedo, faça exercícios, adote um pet, tenha motivos para sair da cama, a princípio.
Como essa é uma queixa recorrente na vida de muitas pessoas, elaboramos algumas dicas para te ajudar a encontrar propósito na vida profissional. Identifique as que fazem mais sentido para você, e ponha em prática! Esperamos que elas te auxiliem a sentir mais motivado e feliz na sua vida profissional.
Liste seus gostos e hobbies
Se falta motivação, com certeza algo está errado em você ou na carreira que você escolheu. Para começar a encontrar o seu propósito na vida profissional, é importante que você comece a entender o que mais gosta de fazer: Comece a listar o que você mais gosta. Escreva seus hábitos, hobbies e o que você gosta de fazer em seu tempo livre.
Gosta de ouvir música? Que tal começar a ouvir músicas durante o seu trabalho? Desde que a sua função permita e você não se distraia, é claro. Outra ideia é intercalar as suas tarefas com algo que você goste de fazer. Por exemplo, você gosta de jogar no celular. A cada tarefa concluída, jogue uma fase. Assim, você não fica entediado e o trabalho não se torna enfadonho.
Escreva seus sentimentos
Como você se sente quando começa a trabalhar? Com raiva, triste, desanimado? Coloque no papel todos os seus sentimentos em relação a seu trabalho. Essa é uma atividade interessante e que pode te auxiliar a conhecer-se melhor, e autoconhecimento é uma chave e tanto para começar a mudar aquilo que não te satisfaz. Se tiver dificuldade em se expressar, lembre-se que ajuda profissional é muito importante, não demore para buscar um bom psicólogo que te ajude nisso. Atualmente, muitas empresas têm psicólogos junto a sua equipe justamente para auxiliar os colaboradores.
Por outro lado, pense em seus sentimentos quando você faz algo que te motiva. Seja trabalhar em um projeto pessoal, pagar as contas ou descansar em um dia de folga. Você sente o mesmo em seu trabalho? Se a sua resposta for não, é tempo de repensar seus objetivos e metas profissionais. Talvez até mesmo em uma transição de carreira.
Por falar em sentimentos, você sabe a diferença entre sentimentos e emoções? Emoções são momentâneas, uma resposta do organismo a alguns estímulos externos, como riso, choro, é o que se torna público. Já os sentimentos são como você se sente em relação às emoções. O choro, por exemplo, foi tristeza, raiva, alegria, saudade? Isso é algo interno, que se percebe com reflexões e autoconhecimento.
Acredite em seu potencial
Muitas vezes, não encontramos propósito na vida pessoal e profissional por não nos sentirmos capazes. Pode ser uma auto sabotagem, uma síndrome do impostor, mas apenas nos conformamos com o nosso trabalho, sem buscar soluções ou propósitos, sempre presos na zona de conforto.
No entanto, é de fundamental importância estudar a fundo a vida profissional que você está nela atualmente. Se ela te traz mais tristezas do que alegrias, ansiedade, cansaço físico e mental, com toda a certeza é necessário você reavaliar a sua carreira ou, pelo menos, o emprego atual.
Pesquise e estude mais
Muitas vezes, a sua vida profissional não está perdida. Em sua maioria, o problema pode estar na sua atual colocação. Já pensou em fazer uma especialização?
Algumas vezes, voltar para a faculdade traz motivação e novos propósitos para a vida profissional e pessoal incríveis. Mas se uma faculdade ou curso regular for algo que não cabe no seu momento ou no seu bolso, existe a possibilidade de buscar por mentorias com profissionais que atuam em áreas que você atua, ou admira e tem vontade de atuar, que podem clarear e muito esse caminho na busca da satisfação profissional.
Outra solução para você encontrar o tão sonhado propósito na vida profissional, pode ser acrescentar possibilidades: Exercer atividades como freelancer em uma área que tenha conhecimento e que te realize ou buscar um trabalho voluntário aliado ao que te motiva, enfim, dedicar-se a algo além da vida profissional, isso pode inclusive gerar novos relacionamentos