7 habilidades da liderança do futuro

Chefes existem muitos, mas, para ser líder, é preciso muito mais do que mandar. O líder quer crescer junto, respeita os colaboradores e, ao receber críticas, pergunta sobre as soluções para quem criticou. É um processo contínuo, em que um ajuda o outro. Não é uma competição, para ver quem exerce poder sobre quem.

No entanto, para os anos futuros, pós-pandemia, quais habilidades os líderes devem ter? A liderança do futuro deve ser baseada, antes de tudo, em uma relação de confiança. Com a grande maioria dos funcionários trabalhando em home office ou anywhere office, é essencial ter formas criativas e tecnológicas para acompanhar o trabalho remoto.

Vamos ver a seguir quais as principais habilidades da liderança do futuro? Vem com a gente!

Empatia

O líder do futuro deve ter empatia com seus liderados. Muitos mais do que auxiliar, ele deve ter a habilidade de perceber quando as pessoas estão bem ou não. Quando perceber isso, deve entrar em contato com elas e saber como ajudá-las. Para chegar a esse ponto, preste atenção a quem trabalha com você.

Para desenvolver essa habilidade de perceber e sentir as emoções alheias, o líder do futuro deve se conhecer bem. Quer aprender com o próximo? Conhece-te a ti mesmo, como diria Sócrates há muitos e muitos anos. A empatia, antes de tudo, vem da habilidade de conhecer a si mesmo e ter disposição e vontade de conhecer os outros.

Proatividade

A liderança do futuro é feita por líderes ativos, que detectam as novas tendências, se antecipam aos problemas e propõem soluções. No entanto, é necessário estar atento, pois as iniciativas devem acontecer em conjunto e de comum acordo. Todos os problemas devem ser postos em pauta e discutidos com a equipe.

Muitas vezes, ao tomar iniciativas sem consultar os colaboradores, pode dar a entender que o líder é autoritário e coloca as suas opiniões como verdades absolutas. Para evitar isso, reuniões semanais e discussões saudáveis com a equipe são essenciais para todos serem proativos sem ninguém passar por cima de ninguém.

Confiança na liderança do futuro

A confiança é a base de tudo. Independente de ser no campo profissional, pessoal, emocional. Se eu não confiar em quem está ao meu lado na minha equipe, não faz sentido eu trabalhar com essa pessoa. Principalmente no trabalho remoto, tenho que confiar que a tarefa será feita e entregue no prazo estipulado.

Da mesma forma é o líder. Se ele não tiver habilidade de me fazer sonhar e realizar junto a ele, não faz sentido eu seguir a sua liderança. Quando não confiamos em quem nos lidera, não conseguimos nem mesmo confiar em nosso trabalho e realizações.

Coragem

Ah, a liderança do futuro deve ter coragem para investir tudo sem medo de arriscar? Não, muito pelo contrário. Uma das habilidades do líder do futuro é ter coragem de admitir que estava errado, que não sabe tudo, que está aprendendo e recuar quando considerar o empreendimento muito arriscado.

A coragem, aqui, está mesclada à humildade, que todo líder do futuro deve ter. Saber que não sabe de tudo, perguntar quando necessário e ouvir seus colaboradores é fundamental para ter sucesso nos negócios. Muitas vezes, recuar em uma opinião ou planejamento exige muito mais coragem do que se lançar às cegas, sem ouvir segundas opiniões.

Inovação

Desde o ano passado estamos lidando com uma pandemia mundial. De repente, o trabalho passou a ser em casa, as aulas virtuais se tornaram rotina, os aplicativos de compras estão cada vez mais conhecidos. De um momento para outro, as oportunidades vieram e, quem se recusou a mudar, não está mais no mercado.

Por isso, a inovação é uma das habilidades essenciais da liderança do futuro. O mundo muda o tempo todo e os líderes do futuro devem acompanhar essas tendências. Afinal, quem poderia prever uma pandemia mundial?

Vamos refletir: Quem se deu melhor com a pandemia, os comércios que já tinham delivery ou os que tiveram que se adaptar? As empresas que já tinham home office ou as que tiveram que se adaptar a isso? Desde às decisões mais simples, às mais complexas, é muito importante manter uma mentalidade inovadora.

Engajamento

A liderança do futuro sabe que pessoas engajadas produzem mais e melhor. Afinal, uma equipe é formada, acima de tudo, por pessoas, e uma gestão humanizada faz toda a diferença. Conversar, entender, explicar são habilidades essenciais em uma equipe de sucesso.

Afinal, quem erra quer uma explicação do motivo de ter errado e não apenas ouvir broncas. Por isso, empatia, comunicação assertiva e escuta ativa são habilidades muito valorizadas no líder de sucesso. Não é somente falar, mas, acima de tudo, ouvir.

 

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