Mas essa produção de conteúdo não deve ser aleatória. Ela deve ser pensada e desenvolvida para que os objetivos sejam alcançados.
O Marketing de conteúdo deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento necessário para as empresas que desejam construir relevância através dos seus canais digitais.
O ponto focal hoje não é mais a necessidade de ter presença na internet, mas como se posicionar para conquistar a atenção do seu público e se destacar em seu mercado.
Para isso, adotar estratégias de aquisição de clientes, por meio do Marketing de Conteúdo, é essencial para qualquer negócio.
O que é Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada na produção e distribuição de conteúdos relevantes e valiosos com o intuito de engajar o público alvo, conduzindo-o para uma jornada de compra.
Mas o que significa criar ‘conteúdo relevante e valioso’?
Um bom conteúdo não é focado apenas em vender, mas em trazer algum benefício para a sua audiência, como resolver um problema, informar ou ensinar algo.
A venda é apenas uma consequência desse processo.
Através do Marketing de conteúdo, você é capaz de atrair, envolver e gerar valor para o seu público de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, criar mais oportunidades de negócios.
Mas para isso, a estratégia de Marketing de Conteúdo deve ter como objetivo mapear os pontos necessários para que o seu público seja conduzido para uma jornada de compra da forma mais natural possível.
Basicamente, uma estratégia de conteúdo precisa passar pelas seguintes etapas:
- planejamento: o plano deve deixar claro o objetivo a ser alcançado e quais os profissionais e as tarefas para atingir as metas;
- mapa de persona: ao conhecer as características do seu público, a criação dos conteúdos passa a ser direcionada de forma mais assertiva;
- desenvolvimento dos conteúdos: os conteúdos devem ser produzidos em formatos de acordo com a preferência do público (ex: blog posts, ebook, email, vídeo, etc);
- distribuição pelos canais: além de produzir os conteúdos, é necessário promovê-los nos canais em que a empresa está presente;
- mensuração de resultados: para ter certeza de que as ações estão funcionando, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais e SEO.
“Se você não está colocando conteúdo relevante em lugares relevantes, você não existe.” – Gary Vaynerchuk,
Por que investir no Marketing conteúdo
O Marketing de Conteúdo serve aos mais variados objetivos, como posicionamento de marca, construção de autoridade, ser encontrado por potenciais clientes e, por que não, gerar vendas.
Nesse contexto, o Marketing de Conteúdo propõe um processo inverso ao marketing tradicional: em vez de ‘procurar o cliente’, a marca produz material relevante para que ela passe a ser procurada.