Por que sua empresa deve investir em estratégia de produção de conteúdo

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Mas essa produção de conteúdo não deve ser aleatória. Ela deve ser pensada e desenvolvida para que os objetivos sejam alcançados. 

O Marketing de conteúdo deixou de ser uma tendência de mercado para se tornar um investimento necessário para as empresas que desejam construir relevância através dos seus canais digitais.

O ponto focal hoje não é mais a necessidade de ter presença na internet, mas como se posicionar para conquistar a atenção do seu público e se destacar em seu mercado.

Para isso, adotar estratégias de aquisição de clientes, por meio do Marketing de Conteúdo, é essencial para qualquer negócio.

 

O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada na produção e distribuição de conteúdos relevantes  e valiosos com o intuito de engajar o público alvo, conduzindo-o para uma jornada de compra.

Mas o que significa criar ‘conteúdo relevante e valioso’?

Um bom conteúdo não é focado apenas em vender, mas em trazer algum benefício para a sua audiência, como resolver um problema, informar ou ensinar algo.

A venda é apenas uma consequência desse processo.

Através do Marketing de conteúdo, você é capaz de atrair, envolver e gerar valor para o seu público de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, criar mais oportunidades de negócios.

Mas para isso, a estratégia de Marketing de Conteúdo deve ter como objetivo mapear os pontos necessários para que o seu público seja conduzido para uma jornada de compra da forma mais natural possível.

Basicamente, uma estratégia de conteúdo precisa passar pelas seguintes etapas:

  • planejamento: o plano deve deixar claro o objetivo a ser alcançado e quais os profissionais e as tarefas para atingir as metas;
  • mapa de persona: ao conhecer as características do seu público, a criação dos conteúdos passa a ser direcionada de forma mais assertiva;
  • desenvolvimento dos conteúdos: os conteúdos devem ser produzidos em formatos de acordo com a preferência do público (ex: blog posts, ebook, email, vídeo, etc);
  • distribuição pelos canais: além de produzir os conteúdos, é necessário promovê-los nos canais em que a empresa está presente;
  • mensuração de resultados: para ter certeza de que as ações estão funcionando, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais e SEO.

“Se você não está colocando conteúdo relevante em lugares relevantes, você não existe.” – Gary Vaynerchuk,

Por que investir no Marketing conteúdo

O Marketing de Conteúdo serve aos mais variados objetivos, como posicionamento de marca, construção de autoridade, ser encontrado por potenciais clientes e, por que não, gerar vendas.

Nesse contexto, o Marketing de Conteúdo propõe um processo inverso ao marketing tradicional: em vez de ‘procurar o cliente’, a marca produz material relevante para que ela passe a ser procurada.

 

Mas afinal, para que serve o marketing de conteúdo?

Aumentar a visibilidade da marca: todo mundo quer ser encontrado por seus clientes na internet, não é mesmo? Ao produzir conteúdos relevantes, que vêm ao encontro das necessidades e objetivos da sua audiência, você facilita esse processo, 

Criar autoridade em determinados assuntos: tornando-se uma importante fonte de referência. Outra vantagem é que você pode ensinar seu público-alvo sobre os produtos que oferece.

Construir Relacionamento: você se aproxima dos seus clientes, e potenciais clientes, permitindo a construção de uma relação pautada na confiança e na interação. Ao oferecer conteúdos relevantes, você permite que eles tomem decisões mais assertivas.

Reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC): com uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo, os seus clientes chegam ao momento da compra com menos dúvidas e mais conscientes sobre o seu produto.

Aumentar o engajamento:  ao produzir conteúdo de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com sua marca, já que o seu público percebe que sua empresa pode ajudá-lo a resolver suas demandas.

Reconhecimento de marca (brand awareness): quanto mais as pessoas se relacionam com sua marca através dos conteúdos gerados, mais propensão elas terão para comprar seus produtos ou serviços. Aumentando a percepção positiva em relação a ela.

Converter em vendas: como a estratégia se baseia no entendimento das suas personas, isso contribui para ajudar a guiar os leads até a tomada de decisão.

Se você deseja implantar ou otimizar sua estratégia de conteúdo, na Meethub você se conecta aos melhores profissionais do mercado em Marketing e Vendas para te ajudar neste processo. 

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