É muito comum confundir o processo da Mentoria com o do Coaching ou de uma consultoria. Isso acontece porque todos eles têm como foco atingir resultados, sejam pessoais, profissionais ou organizacionais.
De modo geral, os processos de Mentoria – também chamado de Mentoring – Coaching e Consultoria tem como propósito potencializar a performance de indivíduos, times e organizações.
O Coaching é um processo que tem como objetivo maximizar a performance de indivíduos (ou grupos) que buscam atingir resultados que transformem a sua vida pessoal, emocional e profissional em um determinado espaço de tempo.
Conduzido por um profissional qualificado como Coach (‘treinador’, na tradução literal), o processo do Coaching visa a aumentar os resultados positivos do Coachee (o cliente) por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas.
O Coach auxilia, através de ferramentas aplicáveis, o Coachee a sair do estado atual para um estado desejado.
Esse processo geralmente é conduzido em sessões semanais ou quinzenais, e a cada encontro o Coach sugere tarefas para que o cliente consiga atingir suas metas dentro do prazo pré-determinado.
Muitas vezes é confundido com o Mentoring (processo estruturado de Mentoria), já que ambos tratam de métodos que auxiliam profissionais a alcançarem seus objetivos e metas, em busca de melhoria em suas performances.
Porém, existem algumas diferenças entre eles, tanto no que diz respeito às metodologias, quanto nos objetivos a serem alcançados.
Como saber se você precisa de um Coach ou de um Mentor?
O Mentoring é uma metodologia para o desenvolvimento de pessoas baseada no compartilhamento de conhecimento através de um relacionamento.
A ideia é unir alguém com experiência e conhecimento em determinado assunto (o mentor) com outra pessoa que deseje se aprimorar nessa mesma área (o mentorado).
Uma das principais diferenças entre os processos é que, enquanto o Coaching abrange tanto a vida pessoal quanto profissional, o Mentoring é voltado exclusivamente para a carreira.
Outra diferença é em relação ao tempo do processo: o Coaching pode durar em torno de 10 a 12 sessões, o que equivale a cerca de 3 meses.
Já no Mentoring não há qualquer limitação de tempo, pois depende da evolução de cada pessoa.
A Meethub é uma plataforma que te conecta a profissionais de diversas áreas, todos com vasta experiência, para 1 hora de mentoria on-line.
Outra diferença é que a metodologia do Mentoring pode ser aplicada aos mais variados contextos, embora seja mais frequente nas organizações, em ambientes acadêmicos e na gestão de projetos sociais.
Exercida por um profissional mais experiente, que transmite seus conhecimentos a outro profissional, o Mentoring ainda é pouco conhecido no Brasil, embora no exterior seja bastante aplicado.
A verdade é que as empresas brasileiras ainda não entenderam a real importância e vantagens dessa metodologia.
Considerado por muitos RHs, como uma das ferramentas mais promissoras para o desenvolvimento organizacional, já que se trata de um processo ‘one on one’ (1:1), o Mentoring pode ajudar a melhorar a experiência do colaborador em conjunto com outras estratégias do Employer Branding, garantindo um melhor aproveitamento dos talentos.
Vamos supor que você acabou de assumir o cargo de diretor de marketing em uma nova empresa, e está inseguro em relação aos desafios.
Essa empresa pode contratar um mentor com ampla bagagem em marketing para te dar conselhos e dicas que trarão mais clareza ao seu caminho.
Esse profissional, será tipo um “tutor”, que compartilhará seus conhecimentos e experiências para estimular o seu desenvolvimento nessa nova jornada.
Aqui na Meethub, temos um time de profissionais experts em carreira que podem auxiliar os RHs das empresas a melhorar a experiência dos colaboradores.
Quais os outros benefícios de ter um Mentor no contexto organizacional?
Garantir uma aprendizagem mais ágil.
O Mentoring costuma ser muito mais ágil do que qualquer outro tipo de treinamento, pois um dos seus objetivos, além de possibilitar a aprendizagem, é fazer isso de forma ágil.
Ao contratar Mentores experientes em suas áreas de atuação, a empresa conseguirá transmitir o conhecimento necessário para que o colaborador atinja seus resultados mais rapidamente.
Retenção dos talentos.
Os talentos da sua empresa devem se sentir valorizados.
Não é mais aceitável que, após todos os esforços para contratar um bom profissional, que este não tenha uma experiência satisfatória ao ser inserido na cultura da organização.
Um bom Mentor pode, além de transmitir sua experiência de mercado, garantir que esse profissional se sinta seguro para tomar suas decisões, mesmo que ele ainda esteja passando pelo processo de ‘Onboarding’.
Redução de custo com treinamento.
Os Mentores são profissionais que além de possuírem uma vasta experiência, já são capacitados para transmitir seus conhecimentos de forma individualizada, de acordo com as necessidades dos seus mentorados.
Ou seja, em geral, por se tratar de um processo mais ágil, o custo de contratação de um Mentor costuma ser mais baixo em comparação a outros processos de treinamento e desenvolvimento.
Para outros processos de desenvolvimento, os profissionais costumam ter a necessidade de alocar mais tempo, cobrando, obviamente, mais por isso.
Aumento de performance.
Quando sua empresa investe no Mentoring para oferecer uma aprendizagem de mais qualidade, ter um melhor aproveitamento dos talentos e reduzir custos com treinamentos, consequentemente, ela não só demonstra valorizar seus colaboradores, como esses dão respostas mais rápidas ao ‘investimento’ recebido.
Pois como o foco de todo o processo de Mentoring é o desenvolver o potencial humano, pode ter certeza que um colaborador que recebe tal incentivo, alcança resultados imensuráveis!
E agora: Como saber se eu preciso de um Mentoring ou de uma Consultoria?
Os processos de Mentoria e Consultoria também podem facilmente ser confundidos, já que ambos têm como foco a melhoria de resultados organizacionais.
Entretanto, eles se diferenciam quando são definidos os objetivos, podendo até ser complementares, já que um aponta o que deve ser melhorado enquanto o outro busca encontrar soluções para o problema.
A Consultoria é um processo focado em diagnósticos e processos com a finalidade de suprir necessidades específicas do cliente por meio de recomendações de ações e apontamento de soluções.
Com base nisso, podemos entender que o processo de Mentoring é um aconselhamento profissional, no qual o Mentor compartilha suas experiências e dá direcionamentos para que o empreendedor, ou gestor, conquiste melhores resultados ou supere obstáculos.
A consultoria, por outro lado, é realizada por um profissional ou empresa especializada, que imerge na organização com o intuito de solucionar determinado problema ou dificuldade que o empreendedor enfrenta.
Agora que você já sabe a diferença entre os processos, vai ficar mais fácil encontrar o profissional certo de acordo com sua necessidade, ou para a fase que o seu negócio se encontra.