Bootstrapping: Vantagens e riscos de usar apenas recursos próprios na sua startup

Bootstrapping é uma forma de financiar sua startup sem o auxílio de investidores, ou seja, com seu próprio dinheiro. Claro, à medida que a empresa vai arrecadando recursos próprios, o empreendedor não tira mais do próprio bolso, mas investe com o capital e o lucro arrecadado.

Claro que, no princípio, ele deve ficar atento ao controle financeiro e evitar financiamentos e empréstimos para começar a empresa no verde, sem dívidas ou parcelas a pagar. Mas, para mantê-la financeiramente saudável, ele deve ficar atento às despesas e contas.

Quando você tem controle sobre as finanças da sua startup, você consegue ter paciência e paixão para criar a cultura e os valores da sua empresa.  Por ser apaixonado por sua ideia, quem opta pelo bootstrapping consegue fazer o negócio crescer no ritmo necessário.

Mas afinal, quais as vantagens e riscos de usar apenas recursos próprios na sua startup? Vamos ver agora? Vem com a gente!

 Captação de recursos financeiros

A princípio, esse pode parecer um grande desafio e, realmente, necessita de muita preparação e dedicação. No entanto, o processo de bootstrapping ajuda os empreendedores a traçar um caminho para chegar lá com maior maturidade e conhecimento sobre negócios e gestão, permitindo um crescimento sustentável e lucrativo a médio e longo prazo.

O termo “bootstrapping”, em uma tradução literal, significa alçar a sia mesmo puxando pelas alças da bota. Ou seja, os recursos vêm do próprio empreendedor. Caso tenha algum capital de fora, é da venda de produtos da própria startup. Essa é a única captação possível no bootstrapping.

 Desenvolvimento rápido

O processo de bootstrapping não é um caminho fácil, tanto que precisa de muita luta por parte dos empreendedores que optam por esse recurso. No entanto, traz grande crescimento pessoal e profissional. Pense bem, empreender não é tarefa fácil, ainda mais contando com seus próprios recursos.

Mesmo os riscos se tornam oportunidades de crescimento quando se fala de bootstrapping. Uma das habilidades adquiridas por esse processo é a capacidade de improviso. Ela é essencial para solucionar casos em que nem tudo sai como previsto.

Outras habilidades adquiridas pelo bootstrapping nas startups são a resiliência, a persistência e o pensamento estratégico. Dessa forma, o empreendedor adquire mais rapidamente um crescimento que gestores e líderes podem demorar anos para conseguir otimizar as situações da empresa.

Atração de talentos

Por contarem com recursos próprios, as empresas que começam com bootstrapping têm uma equipe inicial mais engajada e de acordo com a cultura e valores da empresa. Ao serem pioneiros no negócio, todos planejam e executam juntos, o que aumenta bastante a produtividade e união entre os colaboradores.

Mesmo sem muita experiência, os iniciantes na startup aprendem juntos e, graças a esse espírito empreendedor, conseguem fazer a empresa crescer ainda mais. Dessa forma, a atração de talentos certos é uma das vantagens do modelo bootstrapping, afinal, mesmo com pouca experiência, todos desenvolvem seu alto potencial de engajamento com a causa e o propósito da empresa.

Cultura e valores próprios da startup

Na introdução, comentamos sobre a vantagem de você mesmo criar a cultura e os valores da sua empresa, mas vamos ampliar essa vantagem? Pense em criar a cultura e valores da sua empresa, junto a sua equipe, tão apaixonada e engajada com a empresa como você! Será um sonho? 

Lembre-se: “sonho que se sonha só, não passa de um sonho. Mas sonho que se sonha junto torna-se realidade!”. Tem algo melhor do que tornar a sua startup um sonho coletivo com o processo de bootstrapping?

 Maior controle do negócio e parceiros

Essa é uma das maiores vantagens do bootstrapping. Afinal, sem investidores e nem sócios, você tem total autonomia para tomar decisões e desenvolver ações e planejamentos estratégicos, de acordo com a sua própria avaliação e decisões.

Depois de algum tempo usando seus próprios recursos na startup, o negócio começa a adquirir uma maior maturidade, enquanto você adquire uma melhor visão de mercado, seus objetivos e funcionamento da empresa. Dessa forma, ao receber um investimento, você conseguirá distinguir se a fonte do capital realmente será um acréscimo a sua empresa e se seu futuro parceiro de negócios compartilha seus sonhos e objetivos.

Planejamento financeiro

Para iniciar a sua startup no modelo de bootstrapping é fundamental ter antes uma reserva financeira para investir em seu negócio. Caso não consiga juntar muito capital, procure manter uma jornada dupla no princípio, com um trabalho formal e a startup em paralelo.

Por isso, antes de ter apenas recursos próprios em sua startup, considere os riscos envolvidos ao empreender em uma jornada sem investimentos externos. Tenha foco claro no cliente e procure solucionar uma dor real dele. Tenha clareza do seu negócio e das estratégias escolhidas.

Mesmo que pareça muito arriscado começar uma startup apenas com recursos próprios, não quer dizer que seja impossível. Empresas como Microsoft e Dell, hoje gigantes em seu mercado de atuação, foram criadas por meio de bootstrapping.

Precisa de mais exemplos? A Sympla também cresceu fazendo bootstrapping e hoje também é referência em seu mercado. Dessa forma, conversar com os especialistas que começaram suas empresas com bootstrapping também pode te ajudar.

Converse com nossos especialistas! Agende um meet agora mesmo!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.