3 KPIs de Marketing que vão fazer a diferença no seu negócio

Antes de saber quais KPIs vão fazer a diferença no seu negócio, vamos entender o que significa essa sigla? Ela vem do inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. Logo, o KPI é um indicativo de que as ações de performance adotadas pela empresa estão ou não dando resultados efetivos. 

Existem várias formas de medir isso, os indicadores são inúmeros. Tanto que o KPI pode ser um número ou percentual. Mas, com tanta variedade, como saber o melhor para o seu negócio? Por exemplo, para saber quantas páginas do seu blog um visitante navegou, é um número exato, 5 páginas, por exemplo. Agora, uma taxa de interação nas redes sociais como o Instagram, é um percentual, que pode ser de 95%, por exemplo.

Mas qual a diferença entre KPI e métrica? Bom, de uma forma resumida, podemos dizer que um KPI não é uma métrica. No entanto, uma métrica pode se tornar um KPI. Vamos entender isso melhor?

Os KPIs são indicadores importantes para o seu negócio e o seu objetivo, enquanto uma métrica é apenas algo a ser medido. Se por algum motivo essa métrica se torna relevante para a sua estratégia, ela vira um indicador-chave ou KPI. Entendeu?

Vamos continuar a entender mais sobre KPIs antes de passarmos para quais vão fazer a diferença no seu negócio. Para escolher bem os indicadores de performance mais relevantes para a sua empresa, o que deve ser levado em consideração?

Um KPI precisa ser importante para o seu objetivo, pois eles são responsáveis por medir cada um deles. Por exemplo, você precisa de mais visitantes em seu blog. Então monitorar apenas as redes sociais pode não ser tão relevante, certo?

No entanto, o que devemos levar em consideração para escolher os KPIs fundamentais para a nossa empresa? Lembre-se, indicadores errados levam a resultados errados. Então você pode achar que está com sucesso onde, na realidade, não está. Vamos pensar no que deve ser levado em consideração na hora de escolher um bom KPI? 

Confira algumas dicas!

Disponibilidade para ser mensurado

Pense bem antes de medir o KPI, ele só pode ser mensurado se tiver algo a ser mensurado. Por exemplo, se precisar medir o número de leads do seu site, você necessita antes gerar leads. E a geração de leads não é feita por KPIs, por isso primeiro você produz conteúdo para atrair e gerar leads e, só depois você os mensura.

Importância para a base do negócio

O KPI mostra que a sua estratégia está tendo resultados e que o objetivo principal está sendo atingido. Se o seu negócio crescer e vender mais, o KPI deve te mostrar que você está realmente crescendo e vendendo mais. Dessa forma, você tem uma base sólida para continuar a crescer. Afinal, construir com uma estrutura fraca por ser interessante no princípio, mas, a longo prazo, pode ruir tudo.

Relevância

Indicadores primários como comentários, curtidas e compartilhamentos em redes sociais não mostram resultados concretos; eles apenas parecem importantes. Foque no que realmente importa! Lembre-se, os números devem ser relevantes para o seu negócio alcançar os objetivos. Não se deixe levar por vaidades bobas.

Ajudar em escolhas inteligentes

Dados e informações são a base de boas escolhas. O seu indicador-chave de performance primário precisa te ajudar a fazer escolhas inteligentes. De que adianta ter bons dados se eles não forem a base para escolher o melhor caminho para a sua empresa? Lembre-se, os KPIs vão te ajudar no planejamento da sua empresa. 

Ter periodicidade

O KPI precisa ser medido constantemente, pois é esse acompanhamento que permite entender o que funciona, o que não funciona e se o ROI é interessante. Escolha KPIs que possam ser medidos periodicamente e que ajudem na tomada de decisões periódicas. Dessa forma, suas escolhas e soluções serão as melhores para o crescimento da empresa.

E quais são esses KPIs que podem fazer a diferença no seu negócio?

Existem diversos tipos de indicadores, que costumam ser divididos em três categorias: primários, secundários e práticos. Vamos conhecer melhor onde está cada um deles? Continue conosco!

  1. KPIs primários

São os principais indicadores para a sua empresa alcançar seus objetivos. Analisando as estratégias de Inbound Marketing e Marketing Digital, a maioria delas terá como KPI primário alguma dessas opções:

  • leads;
  • tráfego;
  • custo de aquisição por lead;
  • taxa de conversão;
  • receita total;
  • receita por compra.
  1. KPIs secundários

São responsáveis por mostrar que os testes e o planejamento estratégico estão dando resultados positivos. Esses indicadores devem reforçar os primários e mostrar os motivos. Alguns indicadores-chave de performance secundários interessantes são:

  • custo por lead em cada estágio do funil;
  • assinantes da newsletter;
  • assinantes do blog;
  • visitas recorrentes no blog;
  • custo por visitante;
  • origem do tráfego (orgânico, pago, redes sociais, direto, e-mail e outros);
  • Preço médio por transação.
  1. KPIs práticos

Dentro de uma campanha de Marketing Digital e Inbound Marketing, quem gerencia e administra o dia a dia precisa realizar testes constantemente e acompanhar dados mais detalhados sobre comportamento, aquisição e características do usuário. Por isso, você (ou o seu analista de Marketing) precisa acompanhar uma listinha de indicadores um pouco mais longa. Alguns deles são:

  • pageviews;
  • páginas/visita;
  • bounce rate;
  • melhores landing pages;
  • page rank;
  • palavras-chave mais pesquisadas (de acordo com seu negócio);
  • conteúdos mais lidos/visitados;
  • tráfego;
  • visitantes (novos x recorrentes);
  • interações sociais.

Dessa forma, quanto mais você pesquisa sobre os KPIs e avança nas categorias, primária, secundária e prática, mais você deve acompanhar os resultados anteriores. Assim, você reconhece onde está o investimento financeiro em anúncios e mídia e mensura os resultados realmente relevantes para a sua empresa.

Assim, mais do que saber quais os KPIs vão auxiliar na sua empresa, é fundamental saber quais os seus objetivos e escolhê-los entre os primários, secundários e práticos. Não adianta nada indicarmos aqui uma lista de KPIs como uma solução milagrosa para o seu negócio se cada um depende de seus objetivos e áreas de atuação.

Agora que você já conhece as categorias de KPIs, saiba mais como escolhê-los para a sua empresa! Agende um meet agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!

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