Mentoria para Tech Managers
GESTÃO TÉCNICA EM DIFERENTES CONTEXTOS
Startups vs grandes empresas tech vs grandes empresas não tech: diferenças entre estilos de liderança e expectativas
Os primeiros 90 dias ocupando o cargo
DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LIDERANÇA
Adaptando estilos de comunicação para diferentes contextos
Exercendo influência nas tomadas de decisão do negócio
Relacionamento com pares, superiores e stakeholders
PRATICANDO GESTÃO NO DIA A DIA
O que não é medido não pode ser melhorado
Criando planos de ação para uma melhoria contínua
FORMAÇÃO DE TIMES QUE PERFORMAM
Realizando entrevistas assertivas em um mercado competitivo
Alinhamento de expectativas e clareza nos papéis e responsabilidades
Topologias de times
RETENDO TALENTOS E DESAPEGANDO DE QUEM NÃO PERFORMA
Entendendo motivações e aspirações de carreiras do seu time
Garantindo a evolução profissional para uma boa avaliação de desempenho
Feedbacks, planos de ação e desligamentos
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E COMUNICAÇÃO
Gestão de times remotos e distribuídos
Estratégias para conversas difíceis e resolução de conflitos
Comunicação para diferentes personalidades
Construindo confiança e segurança psicológica
Boas práticas de comunicação assíncrona para reduzir ruídos
CULTURA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Entendendo viéses inconscientes e seu impacto no recrutamento e nas dinâmicas do time
Estratégias para reforçar inclusão e pertencimento
FRAMEWORKS E SUAS VARIAÇÕES
Scrum Vs Kanban Vs Scrumban: quando devo usar cada um deles?
SAFe para gestão de produtos complexos que envolvem múltiplos times
GESTÃO ATIVA DO FLUXO E INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO PRODUTO
Garantindo que o upstream e o downstream funcionam bem
Criação de histórias de usuário, definição de pronto, definição de entregue e acordos de time
Gestão de entregáveis incrementais de soluções que não escalam mas resolvem o problema
Padronização de processos de desenvolvimento e a previsibilidade que isso traz no médio/longo prazo
Avaliando a performance do time e identificando pontos de melhoria
ENTENDENDO COMO AS COISAS FUNCIONAM
Conceitos importantes no mundo do desenvolvimento de software
Papéis e responsabilidades entre o tech lead e o tech manager
GESTÃO DA SAÚDE TÉCNICA DOS PRODUTOS
Gestão de débitos técnicos e roadmap arquitetural
Como a qualidade do software impacta no crescimento do produto no futuro
Quais padrões de arquitetura e desenvolvimento estão sendo adotados pelo time
Garantindo que o código desenvolvido é seguro e performático
Estratégias efetivas de versionamento de código e CI/CD
Mantendo os custos de cloud em dia
Métricas de engenharia e por quê isso é importante ser do conhecimento de todos no time
GESTÃO DA SAÚDE DA OPERAÇÃO
Como ter visibilidade dos problemas que acontecem, como resolvê-los de acordo com o seu impacto e como contribuir com a evolução do produto
Monitorando a aplicação e alertando o time para ser mais próativo e menos reativo quando problemas acontecem
Olhando pros números e criando planos de ação
COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E COLABORAÇÃO ENTRE O TIME
Garantindo que a documentação esteja sempre atualizada e sirva como fonte da verdade
Fomentando boas práticas de code review entre o time
Incentivando sessões de troca conhecimento entre os membros do time